PREPARAÇÃO
1 - Comece por cozer os lombos de bacalhau em água abundante, juntamente com a cebola mais pequena, um dente de alho e uma folha de louro.
2 - Num tacho grande, coloque um fundo de azeite e adicione a outra cebola, picada. Deixe alourar um pouco e junte os restantes dentes de alho, picados.
3 - Passados alguns minutos, junte o alho francês partido às rodelas finas, a cenoura ralada e a curgete sem casca partida em cubinhos. Tempere com sal, pimenta preta acabada de moer e noz moscada. Tape e deixe cozinhar até ficar bem macio, mexendo de vez em quando. Se achar que está a ficar seco, pode juntar um pouco de água (ou de vinho branco).
4 - Depois de escorridos e arrefecidos, lasque os lombos de bacalhau e junte as lascas ao preparado de legumes, envolvendo bem e retificando os temperos, se necessário.
5 - Pique bem os coentros e junte-os ao BÉCHAMEL PARMALAT (se preferir, pode colocar o béchamel e os coentros num robot de cozinha ou no copo da varinha mágica e triturar).
6 - Corte os tomates em rodelas finas.
7 - Ligue o forno nos 160º - função ventoinha.
Para montar:
1 - Escolha uma assadeira de tamanho apropriado e coloque um pouco do molho béchamel com coentros no fundo. Cubra com uma ou mais placas de lasanha. Espalhe por cima 1/3 da mistura de bacalhau e legumes e disponha por cima rodelas de tomate.
2 - Espalhe um pouco de BÉCHAMEL PARMALAT. Volte a fazer uma camada de placas de lasanha, seguida de uma camada da mistura de bacalhau e legumes, de uma camada de tomate e cubra mais uma vez com béchamel.
3 - Repita a sequência, uma vez mais (se estiver muito alto, abdique da camada de rodelas de tomate).
4 - Termine com placas de lasanha e o restante molho béchamel por cima. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos*. Nos minutos finais, se lhe quiser dar mais cor, coloque a assadeira num nível superior e ligue alguns minutos a função grill. Sirva com uma salada de alface e rúcula ou com legumes verdes cozidos.
NOTAS: O tempo de cozedura varia consoante a marca e o tipo de placas de lasanha que utilizar. Se for fresca, o cozimento é normalmente rápido, tal como descrito na receita; se usar das secas, mesmo que pré-cozidas, vai demorar mais tempo e talvez seja melhor usar mais um pouco de molho béchamel.